Formulação de Cosméticos

O Desenvolvimento de Formulações Cosméticas é voltado para os clientes que desejam se destacar no mercado de produtos cosméticos com formulações inovadoras, personalizadas e seguras, de acordo com seus objetivos. O propósito da FarmAlfenas Júnior é realizar o planejamento racional de formulações cosméticas, propondo substâncias aprovadas para o uso pela ANVISA e evitando interações em sua composição. O serviço é dividido em etapas:

Cosméticos naturais
  1. Alinhamento entre o cliente e a equipe de execução do projeto: discussão sobre o produto a ser desenvolvido, afim de escutar as necessidades do cliente para o planejamento da formulação.

  2. Levantamento de dados e estudo de excipientes e matérias-primas: pesquisa bibliográfica para buscar a melhor combinação de componentes na formulação, evitando possíveis incompatibilidades farmacotécnicas.

  3. Manipulação da formulação proposta: etapa para verificar se a formulação proposta atendeu às expectativas iniciais. Para isso, um piloto é manipulado no Laboratório de Tecnologia de Cosméticos da Unifal, sob o apoio do professor orientador.

  4. Relatório com as formulações viáveis: é entregue ao cliente um relatório completo de todas as pesquisas realizadas, juntamente com as formulações finais selecionadas.

  5. Teste de formulação: o cliente irá testar a formulação desenvolvida e verificar se seus objetivos foram atendidos.

  6. Reajuste: caso seja necessário e dentro de um período pré-estipulado, a FarmAlfenas Júnior irá rever os problemas encontrados pelo cliente e buscar novas soluções.

Se a necessidade do cliente for de aprimorar uma formulação já existente, afim de sanar eventuais incompatibilidades entre os componentes ou melhorar algum aspecto na composição, o serviço ocorre de maneira semelhante. De acordo com as etapas:

  1. Alinhamento entre o cliente e a equipe de execução do projeto: discussão sobre o produto a ser aprimorado, afim de entender quais são as queixas do cliente e o que se pretende melhorar.

  2. Análise crítica da formulação: análise da formulação, buscando entender qual é a razão do problema em questão.

  3. Aprimoramento da formulação: Pesquisa bibliográfica afim buscar a melhor combinação de componentes ou adequação para a formulação, evitando possíveis incompatibilidades farmacotécnicas.

  4. Manipulação da formulação proposta: etapa para verificar se a formulação proposta atendeu às expectativas iniciais. Para isso, um piloto é manipulado no Laboratório de Tecnologia de Cosméticos da Unifal, sob o apoio do professor orientador.

  5. Relatório com as formulações viáveis: é entregue ao cliente um relatório completo de todas as pesquisas realizadas e quais foram os problemas encontrados na formulação inicial, juntamente com as formulações finais selecionadas.

  6. Teste de formulação: o cliente irá testar a formulação desenvolvida e verificar se seus objetivos foram atendidos.

  7. Reajuste: caso seja necessário e dentro de um período pré-estipulado,a FarmAlfenas Júnior irá rever os problemas encontrados pelo cliente e buscar novas soluções.

 

Vantagens:

  1. Formulação Personalizada: o serviço oferecido pela FarmAlfenas Jr de Formulação de Cosméticos proporciona ao cliente a oportunidade de desenvolver suas próprias formulações cosméticas de forma personalizada e segura.

  2. Formulação Adequada: a análise crítica criteriosa da formulação cosmética realizada pela nossa equipe evita e corrige a ocorrência de incompatibilidades na composição, conferindo ao produto o aspecto adequado e desejado pelo cliente. Além de garantir que os ingredientes estejam em concentrações adequadas e de acordo com o que é permitido pela ANVISA.