Procedimento Operacional Padrão (POP)

  O Procedimento Operacional Padrão é elaborado para os clientes que desejam manter a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Com a elaboração do POP, qualquer funcionário deve ser capaz de executar suas tarefas e entregar os resultados de sua função, com responsabilidade sobre o resultado e autoridade sobre os meios que utilizou para gerar este resultado.

O serviço é dividido em etapas:

  1. Definição do tipo de POP: discussão sobre o produto a ser desenvolvido, afim de escutar as necessidades do cliente para o planejamento da formulação.

  2. Coleta de informações: essa etapa será destinada a recolher e analisar como o cliente realiza a organização das tarefas que são necessárias para que o seu processo seja desenvolvido.

  3. Pesquisa e elaboração do documento: após o entendimento dos processos já realizados pelo cliente em sua empresa, a equipe da FarmAlfenas Jr. Se reunirá para elaborar o documento de POP, remodelando o processo antigo do cliente ou criando um novo processo de se adeque a sua forma de trabalho e o ambiente que utilizada, de acordo com a quantidade de funcionários que acomoda. 

  4. Devolutiva: após o documento ser elaborado ele é entregue ao cliente, por meio de uma reunião, na qual será possível explicar como o novo processo poderá ser executado. 

  5. Reajuste: o cliente no momento da reunião de devolutiva poderá pedir reajustes no POP ou durante a execução do processo, caso haja alguma incompatibilidade com o processo e o ambiente de trabalho, dentro de período de tempo pré-estipulado, a equipe irá rever os problemas encontrados pelo cliente e buscar novas soluções.

 Vantagens:

  •    Adequação as medidas da Vigilância Sanitária: As Vigilâncias Sanitárias possuem como item obrigatório para todos os estabelecimentos de saúde e alimentícios sem exceções, a apresentação dos POP’s, de acordo com a RDC n° 67/2007. Desta forma, é essencial manter esta documentação de acordo com a regulação da ANVISA para não prejudicar seu estabelecimento, atualizando-os continuamente.

  •    Garantia de maior segurança aos clientes e trabalhadores: Os POP’s descrevem os processos executados nos estabelecimentos de saúde e alimentícios dentro da conformidade, assim se garante a prática segura dessa atividade. Desta forma, este documento busca diminuir a ocorrência de erros e acidentes, ao garantir maior segurança dos colaboradores e clientes, assim, seu estabelecimento consegue maior fidelização. 

WOO-prancheta-vfr_edited.jpg
pop_procedimento-operacional-padrão.png