Açúcar mascavo, demerara ou de coco? Saiba sobre as opções mais saudáveis.

Nos últimos anos, surgiram novas formas de induzir o sabor doce nas receitas e com isso, é natural ficarmos com dúvida sobre qual a melhor opção. De qualquer modo, todo tipo de açúcar deve ser consumido com moderação.


As melhores opções que encontramos no mercado e que são recomendadas para quem deseja uma alimentação saudável são as seguintes:


Mascavo: O açúcar mascavo é a forma mais bruta, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, as vitaminas são preservadas, além de minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.


Demerara: O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional alto, parecido com o do açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas.


Coco: O açúcar de coco é um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração, além disso, não contém conservantes. Ele possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.


Outros açúcares: Vale ressaltar que os outros açucares como refinado e cristal, passam pelo processo de refinamento e alguns aditivos químicos são adicionados. Nesse processo, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos e fazem com que sejam pobres em nutrientes.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente, em uma dieta saudável. Contudo, para maiores benefícios à saúde o consumo diário de açúcar deve ser reduzido para 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25g de açúcar por dia).


Nos últimos dias a ANVISA aprovou nova norma sobre rotulagem nutricional, com o intuito de mostrar o alto teor de açúcar, sódio ou gordura saturada. Para que o consumidor saiba de forma clara e simples sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.


Caso seu negócio atenda produtos açucarados ou você deseja implantar a nova norma em seu empreendimento, a FarmAlfenas Jr. pode te ajudar.

Oferecemos o serviço de rotulagem nutricional, no qual identificamos todos os componentes do seu produto e suas respectivas quantidades.


Converse conosco e coloque os produtos de seu estabelecimento de acordo com todas as resoluções da Anvisa.


FONTE: ANVISA, OMS

9 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR