A atuação do farmacêutico no segmento estético


É importante destacar que as atividades estéticas por farmacêuticos ainda estão em ascensão, mas, os procedimentos invasivos já têm respaldo das Resoluções 615/15 e 645/17 do Conselho Federal de Farmácia.


O Farmacêutico Esteta é responsável técnico de estabelecimentos de atividades estéticas e realiza procedimentos para tratamento de diversas disfunções estéticas como flacidez, acnes, melasma, dentre outros.


Para atuar neste segmento, o profissional deve-se ter profundo conhecimento de cosmetologia, habilidade de lidar com procedimentos injetáveis e conhecer fisiologia e anatomia humana. É importante também sempre atualizar-se e praticar cursos de especialização. Para ser considerado legalmente um Farmacêutico Esteta é necessário ter certificado de pós-graduação Lato Sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, na área de saúde estética, e promover o apostilamento no Conselho Regional de Farmácia.


A principal dificuldade deste segmento é mostrar que saúde estética é de atuação multiprofissional, não é uma área privativa de nenhuma profissão. Por isso, a união de profissionais promove aos pacientes atendimentos mais eficazes.


A famosa aplicação da toxina botulínica (BOTOX) pode ser feita pelo Farmacêutico Esteta, este procedimento está previsto na Resolução 616/15 do CFF.


Sobre os custos para manter uma clínica de estética, depende muito do ramo em que o profissional pretende atuar. Apenas procedimentos injetáveis exigem ao mínimo uma sala com uma maca e mesa para realização dos procedimentos, calcula-se um custo menor que R$10.000,00. Já uma clínica mais completa onde realiza-se diversos procedimentos, o custo certamente será mais alto.


Existem livros, sites e revistas para quem tem interesse ou curiosidade nessa área:


Site da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética: SOBRAFE


Livros: Tratado de Medicina Estética, Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas.


Revista: Estética com Ciência.


Nós da FarmAlfenasJr estamos a disposição para conversas, caso tenha ficado com alguma dúvida é só entrar em contato, será um prazer. Além disso, dentre nossos serviços, está formulação cosmética. Se você é um profissional Esteta e tem interesse em criar um produto para seus clientes usarem antes ou depois dos procedimentos, estamos aqui para te ajudar!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tem problema em dividir comprimido?

Diretamente falando, infelizmente tem. A regra é: se você puder evitar partir o seu comprimido, evite. Mas, se não tiver escolha, tente partir da forma menos “estranha” possível! A seguir, vamos te ex