A importância da rotulagem dos alimentos na alergia alimentar
Oque são as alergias alimentares?
As alergias alimentares são reações adversas causadas por uma resposta imunológica específica do organismo devido a sensibilidade a determinados alimentos. Essas reações podem apresentar diversas severidades e diferentes velocidades de manifestação, podendo afetar a pele, o sistema digestivo, respiratório ou cardiovascular. Uma das principais reações desencadeadas seria a anafilaxia, um dos casos mais graves, que se não for tratada imediatamente pode levar ao óbito.
Com o aumento nos casos de alergias alimentares, o acesso as informações sobre a constituição dos produtos alimentícios se tornou essencial para proteção da saúde dos consumidores. Segundo a RDC nº 26/2015, todos os alimentos, ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores, devem conter uma rotulagem obrigatória, informando a presença dos alimentos declarados alergênicos.
Quais são os principais alimentos alergênicos?
Os alimentos incluídos na lista da Anvisa dos principais alergênicos foram definidos pela relevância para a saúde pública, considerando os dados disponíveis sobre a severidade e prevalência das diferentes alergias alimentares. Dentre eles. estão:
Trigo, aveia, cevada, centeio e suas estripes hibridizadas
Ovo
Soja
Leite de todas as espécies de animais mamíferos
Peixe
Crustáceos
Castanhas
Amêndoa
Avelãs
Amendoim
Pistaches
Nozes
Pecãs
Macadâmias
Pinoli
Outros alimentos que ,apesar de não estarem na lista, causam alergias e outras doenças seriam corantes, conservantes, aromatizantes, cravo, noz-moscada, pimenta, cacau, abacaxi, canela, coco, entre outros.
Vale ressaltar que durante o processamento pode ocorrer a contaminação cruzada, que diz respeito aos casos em que o produto não tem adição intencional de determinado alergênico, mas pode apresentar traços deste como consequência de algum contato ocorrido durante a etapa de produção. Assim, deve conter uma declaração que pode haver presença do alimento ou derivados, pois mesmo em pequenas quantidades, os alimentos podem provocar os efeitos adversos.
A rotulagem seria a chave de comunicação com o consumidor, logo o acesso as informações de forma clara, permite a escolha adequada e o consumo seguro dos produtos alimentícios, evitando riscos de uma possível alergia alimentar.
A FarmAlfenas Junior oferece o serviço rotulagem nutricional, que conta com a elaboração de uma tabela contendo todas as informações sobre as quantidades de nutrientes, além de especificar os componentes de seu produto, já identificando os alérgenos e as possíveis contaminações cruzadas.