A relevância da rotulagem nutricional frontal nas dietas com restrição alimentar

A Anvisa publicou recentemente, a aprovação da nova norma sobre rotulagem nutricional, a qual declara a rotulagem nutricional frontal como obrigatória nas embalagens de alimentos que contenham quantidades de açúcares, gorduras saturadas ou sódio, iguais ou superiores aos limites definidos. O design escolhido foi o formato de uma lupa, que destaca qual o nutriente em excesso e facilita a compreensão das informações disponibilizadas. A adoção desse modelo contribui principalmente para a educação alimentar dos consumidores, gera mais autonomia e consciência na escolha dos alimentos, além de ser um grande aliado para pessoas que possuem determinadas restrições alimentares.

As restrições alimentares são condições na qual o indivíduo consome em pequenas quantidades ou exclui completamente determinado alimento de sua dieta, variando em tipo e intensidade para cada indivíduo. As mais comuns seriam as intolerâncias, alergias e algumas doenças que exigem uma atenção especial na alimentação, como as listadas abaixo.


Diabetes

A diabetes é uma disfunção que apresentam um aumento da concentração de glicose no sangue, devido a falta de insulina (diabetes tipo 1) ou a diminuição da capacidade da insulina realizar suas funções (diabetes tipo 2). Uma das principais restrições na dieta de um diabético seria o consumo de açúcares, que são fontes de glicose para nosso corpo e pode causar um quadro de hiperglicemia, já que a insulina não conseguiria controlar a alta taxa de glicose.


Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, ou pressão alta, seria um quadro no qual o sangue circula com uma força acima do normal, realizando uma forte pressão contra a parede de veias e artérias. A dieta recomendada para hipertensos seria a restrição de sal na alimentação, o qual retém uma grande quantidade de líquidos e consequentemente aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos. Além disso, o açúcar e gorduras são outros fatores de risco importantes para a pressão alta e devem ser evitados.


Dilispidemia

A dilispidemia ou hiperlipidemia refere-se ao aumento da concentração de lipídeos no sangue, como o colesterol e triglicerideos. As causas podem ser primárias como genética, dieta inadequada, sedentarismo ou secundárias, relacionadas a algumas doenças ou fatores de risco como hipotireoidismo, obesidade, diabete, hepatopatia. A dieta recomendada para seus portadores seria restringir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, pois em excesso, essas gorduras podem causar o entupimento de artérias, aumentando o risco de infarto e derrames.


A rotulagem nutricional frontal facilita todo o processo de escolha dos produtos para os consumidores com restrições alimentares, já que as informações ficam destacadas de maneira clara e objetiva, e também para todos os consumidores que desejam uma alimentação mais saudável e equilibrada.


A FarmAlfenas Júnior oferece o serviço de rotulagem nutricional, a qual conta com a elaboração da tabela com a informações de cada nutriente contido no produto. Além disso, estamos em processo de adequação à nova norma da Anvisa, realizando todas as alterações propostas e buscando implementar a rotulagem nutricional frontal ao nosso serviço.


FONTE; ANVISA e Secretaria Municipal de Educação de Arapongas

2 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR