A importância da Vitamina A para o organismo

Atualizado: Set 7

Sabemos que as vitaminas no geral não são produzidas diretamente pelo nosso corpo, deste modo, é necessário que acrescentemos elas à nossa dieta. Elas são importantes para diversas funções, no post de hoje explicaremos a importância da vitamina A para o organismo.


1) Melhora a pele e cabelo

Ajuda as glândulas da nossa pele a produzir sebo, hidratando os fios dos pelos e melhorando a viscosidade


2) Ajuda a visão

Sua falta afeta o processo de disfunção da lágrima e reduz a produção de rodopsina, interferindo na tradução de sinais luminosos pela retina causando nictalopia (cegueira noturna).


3) Poder antioxidante

Têm a capacidade de atrasar e até de inibir a oxidação celular, que é um processo natural que acontece em nosso corpo, e de auxiliar na regulação de radicais livres.


4) Fortalece o sistema imunológico

Consegue controlar os “radicais livres”, moléculas que se formam naturalmente, inclusive com a resposta do sistema imune a infecções, mas cujo excesso causa danos em células e nos órgãos Confira alguns alimentos ricos em vitamina A:

  1. Óleo de fígado de bacalhau

  2. Salmão

  3. Bife de fígado de gado

  4. Atum

  5. Queijo de cabra

  6. Manteiga

  7. Queijo cheddar

  8. Queijo minas

  9. Ovos cozidos

  10. Cream cheese Apesar da vitamina A possuir diversos benefícios a saúde, em excesso pode causar danos prejudiciais a saúde, por isso, é recomendado que sempre haja uma consulta a um especialista.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tem problema em dividir comprimido?

Diretamente falando, infelizmente tem. A regra é: se você puder evitar partir o seu comprimido, evite. Mas, se não tiver escolha, tente partir da forma menos “estranha” possível! A seguir, vamos te ex