A importância e história do Procedimento Operacional Padrão

O Procedimento Operacional Padrão, ou mais conhecido como POP, é uma metodologia muito utilizada no meio empresarial e industrial que consiste na descrição detalhada sobre a forma e ordem de procedimentos necessários para a realização de determinada tarefa. Dessa forma, é possível padronizar as atividades, garantindo que a sua execução seja sempre a mesma e que os resultados sejam maximizados e atingidos.

O POP é um dos muitos métodos de padronização de processos que surgiram e foram aprimorados a partir da década de 40 e que fazem parte da chamada Gestão de Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM), um conceito de administração com enfoque na qualidade de todos os processos de uma empresa.

A ideia de padronização de processos, também conhecida como sistema de produção, foi desenvolvida pós Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, um engenheiro mecânico também conhecido por ter desenvolvido o sistema Kanban. Nessa época, a empresa Toyota encontrava-se á beira da falência e Ohno e outros dois colaboradores, criaram uma estratégia de manufatura, assim permitindo que a empresa voltasse a crescer e a obter lucros. Assim essa padronização, depois chamada de Toyotismo, é considerada a primeira aplicação de Gestão de Qualidade.

Adotar o POP ,além de manter a qualidade e eficiência dos produtos e serviços, também é uma ótima forma para reduzir os custos, pois reduz os risco de ocorrer algum tipo de desperdício, erro e falhas na comunicação, diminui a necessidade de um treinamento pessoal e ganha previsibilidade nos processos.


FONTE: GRADUSCT


A FarmAlfenas Jr desenvolve os Procedimentos Operacionais Padrões, para todos os tipos de estabelecimentos que procurem padronizar suas tarefas, mas principalmente farmácias e drogarias, garantindo a qualidade dos produtos.

33 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR