A prevenção e a conscientização levantadas pelo Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para alertar e orientar mulheres e toda a sociedade sobre a importância de se prevenir e diagnosticar de forma precoce o câncer de mama e de colo de útero.

Esse período é celebrado internacionalmente e objetiva compartilhar informações promovendo a conscientização e visando contribuir para a redução da incidência de mortalidade por câncer.


Estima-se que no Brasil, foram diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, um risco estimado de 61 casos a cada 100 mil mulheres. Esses valores demonstram a necessidade de uma campanha de prevenção de larga escala como o Outubro Rosa, uma vez que o câncer de mama e de colo de útero são descobertos no início, há maiores chances de cura.


O câncer de mama acomete muitas mulheres em todo o mundo, sendo aquele que é mais prevalente entre pessoas do sexo feminino na qual ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente formando um tumor maligno.


Esse tipo de câncer ode ser percebido na forma de um caroço no seio acompanhado ou não de dor, a pele pode ficar parecida com uma casca de laranja também podendo aparecer caroços embaixo do braço. Esses sintomas podem ser percebidos pelo exame de toque, muito propagado durante a campanha do Outubro Rosa.

Fonte: https://santuariosaojudastadeu.arquidiocesebh.org.br/noticias/outubro-rosa-faca-o-auto-exame/

Além disso, toda mulher com mais de 40 anos deve realizar exames periódicos e clínicos das mamas anualmente, e mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, a fim de monitorar possíveis sintomas, uma vez que o aumento na idade e a relação com esse tipo de câncer são estreitas.


Existem alguns fatores a serem observados em relação ao aumento do risco de se ter câncer de mama, se alguém da família já apresentou esse tipo de tumor, como mãe, irmã ou filha, a mulher pode ter mais chances de apresentar a neoplasia. Quem já teve câncer de mama ou de ovário e já foi curada também deve sempre estar atenta, tomando cuidados especiais e fazendo a partir dos 35 anos exames clínicos e mamografia uma vez por ano.


Fontes: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce

https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tem problema em dividir comprimido?

Diretamente falando, infelizmente tem. A regra é: se você puder evitar partir o seu comprimido, evite. Mas, se não tiver escolha, tente partir da forma menos “estranha” possível! A seguir, vamos te ex