Alerta sobre o uso de Ivermectina no tratamento de Covid-19

A Ivermectina é um agente antiparasitário aprovado pela Anvisa em 1999 e indicado, principalmente, para o tratamento de diversas infecções por vermes e parasitas. Nos últimos anos, alguns estudos demonstraram que ela possui uma atividade antiviral in vitro contra uma ampla gama de vírus, o que levou a hipótese deste fármaco possivelmente combater ao SARS-CoV-2.

Diante das discussões a respeito do uso de Ivermectina como um possível tratamento para o Coronavírus, a Anvisa emitiu uma nota esclarecendo que não existem estudos conclusivos que comprovem sua eficácia contra a doença. Os resultados encontrados in vitro não podem ser tomados como verdadeiros in vivo, pois a concentração antiviral da Ivermectina in vitro é inalcançável in vivo.

Portanto, não é recomendo o seu uso em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção. Também não existem dados que indiquem qual seria a dose, posologia ou duração de uso adequada para impedir a contaminação ou reduzir a chance de gravidade da doença.

Até o momento, nenhum medicamento foi aprovado com ação preventiva ou para o tratamento da Covid-19 no Brasil. Entretanto,alguns fármacos foram aprovados para o tratamento dos principais sintomas da doença, como antitérmicos e analgésicos. Para casos em que há infecções associadas, recomenda-se usar agentes antimicrobianos (antibióticos). 

FONTE: Conselho Federal de Farmácia

16 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR