ANVISA lança nota sobre estruturas de desinfecção de pessoas

Na Nota Técnica 38/2020 que a ANVISA publicou no dia 07/05/2020, diz que a Agência não encontrou evidências científicas, até o momento, de que o uso de estruturas (câmaras, cabines ou túneis) para desinfecção de pessoas seja eficaz no combate ao COVID-19. Além de que, a duração do procedimento, de 20 a 30 segundos, seria insuficiente para garantir a desinfecção.


Ainda por cima, segundo a Agência, o uso dos produtos químicos nessas estruturas pode produzir importantes efeitos adversos à saúde, pois, com exceção do ozônio, foram aprovados para desinfecção exclusiva de superfícies e não de seres humanos. Dentre os possíveis efeitos adversos estão: reações alérgicas, irritação na pele, no nariz, na garganta e no trato respiratório, bronquite, entre outros.


A Nota também falou sobre a prática de alguns hospitais e laboratórios de alto nível de biossegurança, de borrifar substâncias químicas para desinfecção dos trabalhadores da saúde ao término da sua jornada de trabalho. Esclarecendo que para sair de um laboratório de alto nível de contenção, os trabalhadores do laboratório devem descontaminar suas roupas de pressão positiva por meio de "lavagem mecânica" durante uma ducha de produtos químicos e água por cinco minutos e não somente borrifar produtos químicos. Além de que, essa prática possibilita o contato dos produtos com a pele e até com os olhos, podendo levar a sérios efeitos colaterais.


Dessa forma, a ANVISA orienta que as estruturas para desinfecção podem ser utilizadas somente se a roupa e os equipamentos de proteção individual (EPIs) efetivamente evitarem o contato do produto químico com a pele e as mucosas do profissional e exista compatibilidade da substância química com os materiais usados na paramentação. Porém, não substitui a recomendação de que os EPIs devem ser retirados cuidadosamente, para que seja feita a adequada higienização pessoal.


FONTE: ANVISA

9 visualizações0 comentário
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR