As Proteínas, o que são e sua importância

As proteínas são os principais componentes estruturais e funcionais de todas as células do corpo, constituem um dos componentes essenciais da dieta sendo o seu consumo necessário ao longo de toda a vida. São codificadas pelo genoma e responsáveis pelo funcionamento do organismo. Elas funcionam como enzimas, como transportadores de membranas, como moléculas transportadoras do sangue, como hormônios, entre outras funções. Seus componentes, aminoácidos, servem como precursores de ácidos nucleicos, hormônios, vitaminas e outras moléculas essenciais para a vida. Assim, o suprimento adequado de proteína é essencial para a manutenção da função e da integridade celular, da saúde e da reprodução.


A recomendação da quantidade de proteína, segundo DRIs 2005, é de 0,8 g/kg peso corporal/dia para adultos, o que é bem menos do que a grande maioria da população consome. Para homens e mulheres, a proteína deve fornecer aproximadamente 15% das calorias totais (FOOD AND NUTRITION BOARD, 2005).


Diferentes fontes de proteína variam grandemente na sua composição química, bem como no seu valor nutritivo. A qualidade de uma fonte proteica é uma expressão da sua habilidade para fornecer os requerimentos de aminoácidos e nitrogênio para crescimento, manutenção e reparação. As principais fontes de proteínas são alimentos de origem animal, não apenas por sua quantidade, mas principalmente pela qualidade nutritiva da proteína. Outras fontes de origem vegetal incluem a soja, o grão de bico e o feijão, por exemplo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A FarmAlfenas Jr desenvolve a rotulagem nutricional que inclui o cálculo de proteínas, dentre outros nutrientes presentes nas receitas desenvolvidas por clientes. Fornece um serviço de qualidade, atento às normas exigidas e com valores abaixo do mercado.


Fonte: ILSI Brasil

38 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR