CFF lança curso gratuito de rastreamento em saúde e testes rápidos para Covid-19

A autorização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em farmácias, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, demandou a atualização profissional para o cumprimento dos critérios definidos na norma. Atento às demandas da categoria, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) oferece, a partir da última sexta-feira, 26 de junho, o curso Rastreamento em saúde e realização de “Testes rápidos” para Covid-19 por farmacêuticos.


O desafio é atualizar os profissionais interessados na prestação desses serviços no país, visando a auxiliar na ampliação da capacidade de resposta da categoria às necessidades em saúde impostas pela doença, por meio da realização do rastreamento em saúde e, quando necessário, da testagem rápida para o SARS-CoV-2. Organizado em quatro módulos, com uma carga horária total de 40 horas e emissão de certificado, o curso será autoinstrucional, gratuito e ministrado integralmente em ambiente digital. Estará disponível para todos os farmacêuticos inscritos na nova plataforma de educação virtual do conselho, a edufarma.cff.org.br

Destinada à oferta de cursos, palestras, simpósios e outras atividades virtuais para os farmacêuticos que integram o Sistema CFF/CRFs, a plataforma foi recentemente inaugurada. Tem como proposta utilizá-la para ampliar o alcance das iniciativas voltadas à capacitação e a atualização profissional.


“Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o conselho se mantém ativo e atuante na promoção da assistência farmacêutica e da valorização profissional”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.


O Brasil conta com 87 mil farmácias comunitárias e mais de 9 mil laboratórios de análises clínicas, além de quase 7 mil farmácias hospitalares. “Esses estabelecimentos empregam milhares de farmacêuticos que podem contribuir muito no combate ao novo coronavírus”, acrescenta.


A recente pandemia e a consequente organização do curso demandaram a produção de uma série de materiais, disponíveis na plataforma edu.farma. Foram produzidas 11 apostilas para o curso e identificamos outras que incluímos como leitura complementar. Devido a dinâmica da pandemia após o lançamento do curso os materiais serão atualizados, caso necessário. Entre os materiais do curso está ainda um folder educativo para pacientes sobre Covid-19, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), do CFF. Foram produzidos ainda cerca de 20 vídeos e todo o delineamento pedagógico para o curso foi construído com a participação dos educadores Angelita Cristine de Melo e Wallace Entringer Bottacin, coordenadores pedagógicos do curso.


O curso sobre testes rápidos para a Covid-19 pretende demonstrar os fundamentos teóricos e legais do rastreamento em saúde e da testagem rápida para a doença, além de capacitar os farmacêuticos a selecionarem e realizarem os testes rápidos adequados, com eficiência, biossegurança e segurança ocupacional e do paciente.


“Nossa categoria tem um papel indispensável à saúde, especialmente nesse momento crítico, de uma pandemia que praticamente parou o planeta. Então, é muito importante que todos estejam preparados para o futuro inusitado e desafiador que se avizinha a partir dela e responda com profissionalismo as necessidades em saúde impostas neste momento”, conclui Walter Jorge João.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia


13 visualizações0 comentário
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR