Como ter a sua própria marca de cosméticos?

O mercado cosmético vêm crescendo mais a cada dia e é uma área muito promissora para quem deseja empreender e ter o seu próprio negócio. Mesmo com as crises financeiras e sociais causadas pela pandemia, essa é uma área que segue crescendo de forma impressionante no Brasil. E isso não está relacionado apenas à marcas grandes, já conhecidas no mercado, observa-se também o posicionamento e crescimento de inúmeras pequenas marcas, que vêm conquistando seu espaço no mercado competidor. Isso se deve principalmente ao fato de muitas pessoas hoje em dia optarem por cosméticos artesanais/manipulados, que podem ser feitos de forma personalizada e com componentes mais seguros e saudáveis.

No entanto, iniciar uma empresa de cosméticos e obter sucesso é preciso se atentar a alguns pontos e ter cuidado na hora de produzir e lançar uma linha de cosméticos. Por isso, preparamos esse post com algumas dicas para quem deseja investir nesse segmento.


Avalia bem o mercado


Antes de investir no negócio é preciso pesquisar bastante sobre a atual situação desse segmento no país e quais as tendências futuras. Acompanhe o desempenho de outras empresas que já atuam na área e veja quais produtos fazem mais sucesso entre o público, quais são os mais vendidos e quais são as reclamações do público ou o que está faltando no mercado. Pode também pesquisar em livros/internet e conversar com profissionais da área para tentar entender melhor quais as necessidades do seu público-alvo. Dedique seu tempo em estudos para entender melhor como funciona esse segmento, invista em cursos ou participe de eventos que possam lhe proporcionar o máximo de conhecimento.


Defina o que você vai vender


Existem inúmeras opções de produtos que podem ser criados e comercializados neste ramo, mas o ideal é que você foque em uma linha específica e depois invista em outros produtos.

Deve-se definir também qual o seu público-alvo e quais as características que você deseja que tenha o seu produto. Para isso, deve-se estudar muito bem a demanda e a sua concorrência. A inovação é algo que todas as empresas buscam oferecer atualmente no setor de cosméticos, então isso precisa fazer parte do seu planejamento. Procure destacar a sua marca em relação às outras. O que ela vai proporcionar de diferente ao cliente?


Conheça todas as normas e leis do setor


Os aspectos legais, técnicos, fiscais e regulamentares para a indústria de cosméticos são pontos essenciais e que devem ser seguidos. A instituição que apresenta a legislação de cosméticos é a ANVISA, que determina todas as normas e portarias para a produção e comercialização dos produtos cosméticos. Consultar todos os órgãos reguladores e conhecer todas as normas vigentes é primordial para iniciar o seu negócio e evitar qualquer tipo de problema.


Aposte na terceirização dos produtos


Terceirizar a produção não é uma alternativa somente para empresas grandes, também é uma ótima opção para quem deseja investir nesse ramo mas não quer se preocupar com espaço, equipe interna e com todos os outros aspectos que envolvem a produção de um cosmético. A produção de um cosmético gera um alto custo, pois é preciso investir em toda estrutura necessária e maquinário e, ao terceirizar, tudo isto fica por conta da empresa contratada. Mas, é importante saber escolher a empresa a contratar e ter a certeza de que o processo de fabricação é feito por profissionais capacitados e que seguem todas as normas determinadas pelos órgãos fiscalizadores.

Além disso, terceirizando a produção você pode se dedicar em outros aspectos que também são imprescindíveis para o seu negócio dar certo, como as vendas e o marketing, que são pontos essenciais hoje em dia para alavancar suas vendas.


Crie a identidade da marca


Você sabia que é possível atrair ou afastar um cliente antes mesmo dele conhecer o seu produto? A identidade visual da sua marca é fundamental para ter sucesso no mercado, pois ela representa a maneira como as pessoas enxergam e lembram da sua marca. A frase “A primeira impressão é a que fica” pode definir muito bem qual a importância de criar um bom plano visual para a sua empresa e para os seus produtos. Se as pessoas não gostarem do que estão vendo, dificilmente vão se tornar seus clientes.


Crie estratégias de marketing


As estratégias de marketing são fundamentais para alavancar seus resultados, aumentar suas vendas, fidelizar clientes e conquistar novos. Para isso, é preciso entender quais as necessidades do seu público-alvo e oferecer para eles o melhor produto/serviço, que satisfaça as suas necessidades.

O marketing ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, agregar valor à ela ou ao seu produto, além de gerar uma maior lucratividade. Independente se é um grande ou pequeno negócio, ter um plano de marketing é essencial, sendo um dos principais aliados para impulsionar os seus negócios.


Gostaram das dicas? Nós da FarmAlfenas Júnior temos em nosso portfólio alguns serviços que podem te auxiliar nesse ramo, como o serviço de Aprimoramento ou Desenvolvimento de Formulações cosméticas, Terceirização e Marketing Farmacêutico. Caso tenha se interessado entre em contato conosco para mais informações, estamos a disposição para ajudá-los!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo