Conheça os 4 POPs obrigatórios para estabelecimentos alimentícios

Os POPs são documentos padronizados, exigidos pela Vigilância Sanitária, segundo a RDC 216, que implica a obrigatoriedade da disposição de Procedimentos Operacionais Padronizados e de Manual de Boas Práticas em todos os serviços de Alimentação. Esses documentos devem ser acessíveis aos funcionários envolvidos nas tarefas e da autoridade sanitária, quando requerido. Existem 4 POPs obrigatórios, sendo eles:


1-POP de Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis

Os POPs referentes à higienização de instalações, equipamentos e móveis deve conter uma descrição detalhada da melhor maneira de se higienizar cada tipo de superfície dependendo do equipamento ou móvel, a frequência com que deve ser executada e os materiais necessários, por exemplo rodo, esponja, balde, entre outros. O tipo de produto a ser utilizado também devem ser indicados, bem como seu princípio ativo, concentração e tempo de ação ideal, para uma melhor remoção de sujidades.


2-POP Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas

O POP de Controle integrado de vetores e pragas urbanas deve descrever como realizar um controle das pragas que podem infestar seu estabelecimento, os quais podem contaminar os alimentos. Assim, contém medidas preventivas que devem ser realizadas diariamente para impedir a atração, abrigo, acesso ou proliferação desses vetores. No caso do controle preventivo não ser efetivo, é adotado o controle corretivo ou controle químico, realizado por empresas especializadas e autorizadas pelo Ministério da Saúde, que fornece um certificado do serviço prestado, que consta os dados da empresa, produtos utilizados e quando deverá ser realizado um novo controle.


3-POP Higienização do Reservatório

Os POPs referentes à higienização dos reservatórios devem conter o melhor método de higienização, a natureza da superfície que será higienizada, o tempo de contato dos agentes químicos e/ou físicos utilizados, a temperatura, no caso de necessitar uma temperatura elevada para potencializar o efeito do produto e o responsável pela execução desta atividade. Este tipo de procedimento pode ser realizado por uma empresa especializada mas também deve ser descrita e apresentado um certificado de execução do serviço.


4-POP Higiene e Saúde dos Manipuladores

O POP de higiene e saúde dos manipuladores deve descrever como deve ser realizada a higiene pessoal do manipulador bem como cuidados com sua saúde como exames que devem ser realizado e sua periodicidade. Deve contemplar as etapas, frequência e produtos utilizados na lavagem e antissepsia das mãos, medidas adotadas no caso de apresentar lesão, sintomas de enfermidade ou suspeita de problema de saúde que possa comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Além disso, também deve constar um programa de capacitação dos manipuladores em higiene, descrevendo carga horária, frequência e participação dos funcionários.


Cada POP possui um objetivo específico, porém todos visam garantir a otimização de todos os procedimentos realizados, qualidade do produtos fabricados, higiene e segurança, tanto dos clientes quanto do funcionários, evitando possíveis contaminações dos alimentos ou local de trabalho que podem levar a problemas de saúde.


Ficou interessado? A FarmAlfenas Jr. oferece o serviço de elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão personalizados. Entre em contato para mais informações!



16 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR