FIBRAS ALIMENTARES

Atualizado: Jun 21

O que são?

São um conjunto de substâncias derivadas dos vegetais, constituídas por polímeros de carboidratos que não sofreram hidrólise pelas enzimas digestivas do intestino. Elas podem ser classificadas quanto as suas características fisiológicas como sua solubilidade em água, viscosidade e capacidade de fermentação.


Qual sua importância?

A ingestão de fibras proporcionam um bom funcionamento da flora intestinal, já que os prebióticos, que são os componentes alimentares que não foram digeridos pelas enzimas, estimulam seletivamente a atividade ou o crescimento de determinadas bactérias da microbiota intestinal, assim favorecendo a multiplicação de bactérias benéficas ao homem. Elas também retardam o esvaziamento gástrico , promovendo uma digestão mais lenta com maior absorção dos nutrientes e prolongando a sensação de saciedade; auxiliam na redução do colesterol e na redução da absorção de gorduras e reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de câncer como o câncer de cólon.


Quais os valores recomendados?

A necessidade diária de fibras recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) seria em média 30 g , sendo que para os diabéticos o valor recomendado se reduz para 20 g , ou de acordo com a idade , sexo e consumo energético recomenda-se 14 g de fibra para cada 1000 kcal ingerida.


Comer fibras emagrece?

As pessoa que desejam perder peso normalmente são encorajadas a comerem alimentos ricos em fibras devido a fornecerem poucas calorias e manter a saciedade por um período prolongado. No entanto, apenas o aumento de sua ingestão não é o suficiente, caso não haja a pratica de exercícios em conjunto com uma dieta equilibrada, Além disso, em níveis muito elevados podem causar efeitos adversos como deficiência nutricional especialmente em cálcio, zinco e magnésio, pois a fibra limita a sua absorção.


FONTE: "Fibra alimentar- Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo"- Fernanda Sarmento Rolla Bernaud, Ticiana C. Rodrigue

< http://www.scielo.br/pdf/abem/v57n6/01.pdf >

"Quanta fibra devo comer por dia "- ANAD ( Associação Nacional de Atenção ao Diabetes)

< http://www.anad.org.br/quanta-fibra-devo-comer-por-dia/ >



13 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR