Gordura trans e seus malefícios.

A gordura trans é um dos maiores vilões da alimentação e pode ser considerada o pior tipo de gordura presente nos alimentos!


Mas o que é Gordura trans?

Esse tipo de gordura é pouco encontrada na natureza, ou seja, ela está, em grande maioria, presente em alimentos ultra processados. Sua produção acontece através de um processo chamado de hidrogenação (na indústria, moléculas de hidrogênio são adicionadas a óleos vegetais líquidos, transformando-os em gordura sólida à temperatura ambiente).


Quais são os malefícios da Gordura trans?

É necessário entendermos que nem todas as gorduras fazem mal para nosso organismo, ao contrário do que pensamos, as gorduras boas são essenciais para a regulação corporal, produção de hormônios e transporte e absorção de vitaminas. Mas esse não é o caso da gordura trans.

Por serem modificadas quimicamente, ela se torna uma substância estranha em nosso corpo e não participa de nenhum dos processos benéficos citados acima.


Seu consumo frequente pode causar:

1- Obesidade;

2-Sobrepeso;

3-Aumento do colesterol total e diminuição do colesterol "bom" (HDL);

4-Doenças cardiovasculares, como infartos e derrames;


Além disso, ela é responsável por maiores incidências de entupimento de vasos sanguíneos e favorece o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica na região abdominal.



Fonte: https://nutricionistashemeli.com.br/2019/11/18/gordura-trans-riscos-saude/#:~:text=A%20gordura%20trans%20%C3%A9%20considerada,cardiovasculares%2C%20como%20infartos%20e%20derrames.


15 visualizações0 comentário