Importância e Legislação das Informações e Tabelas Nutricionais

A busca por uma qualidade de vida e a grande diversidade de alimentos industrializados existentes no mercado têm tornado o consumidor cada vez mais atento e preocupado com a segurança alimentar. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor é por meio do rótulo dos alimentos que se tem acesso às informações como quantidade, características nutricionais, composição, qualidade e riscos que os produtos poderiam apresentar à alérgicos, por exemplo. As informações presentes nos rótulos dos alimentos constituem uma fonte importante para auxiliar as escolhas alimentares e conferem à rotulagem o caráter de uma atividade de promoção da saúde, sendo assim um elo de comunicação com os consumidores.

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição. O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001.

Qualquer fabricante de alimentos e bebidas prontos para oferta ao consumidor pode se adequar à nova legislação que determina a declaração de informação nutricional de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio, nos rótulos de alimentos. As informações nutricionais referem-se ao produto na forma como está exposto à venda e devem ser apresentadas em porções, e medidas caseiras correspondentes, além do percentual de valores diários para cada nutriente declarado (exceto no caso dos ácidos graxos trans, cujo percentual de valor diário não deve ser declarado). A Resolução ANVISA RDC 360/03 - REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS dita regras estabelecidas com o objetivo principal de atuar em benefício do consumidor. As porções indicadas nos rótulos de alimentos e bebidas embalados foram determinadas com base em uma dieta de 2000 kcal considerando uma alimentação saudável e foram harmonizadas com os outros países do Mercosul. Elas estão publicadas na Resolução ANVISA RDC 359/03 - REGULAMENTO TÉCNICO DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL.


Fonte: ANVISA


A FarmAlfenas Jr desenvolve a rotulagem nutricional a partir de receitas desenvolvidas por clientes, sendo eles donos de restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo. Fornece um serviço de qualidade, atento às normas exigidas e com valores abaixo do mercado a fim de fornecer informações confiáveis aos seus clientes.

34 visualizações0 comentário
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR