Importância da Vacinação

O ato de se vacinar é a melhor maneira de se proteger e contribuir para a diminuição da circulação de doenças. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também de todos ao seu redor.

Muitas doenças podem ser prevenidas por vacina e são principalmente aquelas transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou pelo ar, com tosse, fala, gotículas e, desse modo, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outras pessoas não imunizadas, gerando uma cascata que pode promover mutações assim como as que estão sendo notificadas no caso do SARS-COV-2.

A maioria das doenças que matavam milhares de pessoas todos os anos até metade do século passado como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola foram erradicadas ou tiveram quedas drásticas de incidência, mas é preciso muita atenção. Atualmente, casos de sarampo têm sido notificados, mostrando que o espectro de população vacinada pode estar diminuindo, fator que pode estar relacionado com movimentos negacionistas.

No momento está acontecendo a vacinação em massa contra a COVID-19 no mundo todo com o objetivo de amenizar os impactos na saúde da população ocasionados por essa doença ainda pandêmica. Entretanto, países como os Estados Unidos estão sofrendo para vacinar sua população total devido à presença de movimentos negacionistas e anti-vacinas além da grande disseminação de fake News.

Em países onde não há sistema público de saúde, o negacionismo se torna ainda mais evidente, sendo necessário todo um trabalho político e midiático para convencer a população da importância e eficácia das vacinas.

As vacinas são seguras, são testadas e avaliadas por órgãos governamentais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, e o Food and Drug Administration (FDA) nos EUA. Além disso, no cenário atual, as vacinas se mostram o principal meio de combate à disseminação do Coronavírus, porém, somente será eficaz se a população em sua grande totalidade se imunize.

Fonte: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/2454-a-sombra-do-negacionismo

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/importancia-da-vacinacao

https://saude.ig.com.br/2021-04-07/luta-contra-a-covid--o-negacionismo-esta-vencendo--afirma-diretor-do-butantan.html


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tem problema em dividir comprimido?

Diretamente falando, infelizmente tem. A regra é: se você puder evitar partir o seu comprimido, evite. Mas, se não tiver escolha, tente partir da forma menos “estranha” possível! A seguir, vamos te ex