Legalização da maconha para uso medicinal e seus princípios ativos

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

No fim de 2019, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de produto à base de Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, para fins medicinais no Brasil. A utilização da erva para o tratamento da saúde já estava prevista em lei desde 2015, no entanto foi interrompida devido a falta de regulamentação.


A norma aprovada, denominada resolução da Diretora Colegiada (RDC nº 327, 9 de dezembro de 2019) dispõe sobre os procedimentos para concessão da Autorização Sanitária para fabricação e importação, assim como requisitos para comercialização, prescrição, monitoramento e fiscalização de produtos para fins medicinais que contém o princípio ativo, que seriam o tetrahidrocannabinol e canabidiol. Entretanto, produtos com os dois derivados da maconha em concentrações maiores que 30 mg por mililitro são mantidos na lista de proscritos, assim não podendo ser comercializados, produzidos ou vendidos no país.


PRINCÍPIOS ATIVOS

O canabidiol (CBD) e o tetrahidrocannabiol (THC) seriam dois dos diversos princípios ativos existentes e que podem ser extraídos da maconha. Apesar de provenientes da mesma erva, o CBD já é muito utilizado, principalmente nos Estados Unidos, sendo adicionado a remédios, alimentos, bebidas, cosméticos. No entanto, o THC já tem seu uso mais restrito por causar efeitos psicoativos, considerado a parte alucinógena da erva.


O uso de remédios à base de Cannabis já tem sido implementado para o tratamento de crises de epilepsias, além de ser prescrito para outras doenças como ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático, insônia, entre outros. Seus efeitos antieméticos e analgésico são implantados durante a quimioterapia para controlar o vômito. além de ser também um anticonvulsivo, ansiolítico, e anti-inflamatório.


FONTE: Conselho Federal de Farmácia-" ANVISA cria regra para uso de maconha"

Artigo: "A Cannabis e suas aplicações terapêuticas"




10 visualizações0 comentário
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR