Marketing farmacêutico: saiba o que é


O marketing farmacêutico compreende no marketing voltado para farmácias e drogarias, no que diz respeito ao entendimento das necessidades dos clientes, desenvolvendo a identidade da marca, seguindo as normas e as regulamentações para essa estratégia de comunicação.


A estratégia do marketing farmacêutico é interessante para que as drogarias e farmácias consigam se comunicar melhor com o seu público. por meio da análise e da escolha de um público-alvo até o ticket médio de cada cliente, isto é, o valor médio gasto nos pedidos. Assim, aumentando a captação, a retenção e a fidelização de clientes, além de melhorar o relacionamento com o cliente, que também é um dos intuitos do marketing farmacêutico.


Neste contexto, a experiência do cliente no estabelecimento, seja de forma virtual ou presencial é crucial para a sua fidelização. Os farmacêuticos, balconistas e demais funcionários devem ser preparados para atender os clientes sempre da melhor maneira possível. Assim, capacitar estes funcionários é uma estratégia que cabe ao marketing farmacêutico, bem como conhecer o seu público e seus clientes, assim, realizar pesquisas para conhecer melhor seus interesses, seu perfil, faixa-etária e outros dados que possam ajudá-lo a melhor atendê-los e realizar pesquisas sobre a experiência de compra do cliente é uma boa opção para criar um laço com eles.


No que diz respeito a fidelização do cliente, a principal estratégia é criar programas que ofereçam descontos ou outras bonificações, além de desenvolver promoções, oferecer serviços de delivery e anunciar ofertas e conteúdos informativos da área farmacêutica e sobre saúde em blogs e redes sociais. Criar páginas nas redes sociais é também importante, contanto que não haja mensagens invasivas, anúncios longos ou que não sigam a regulamentação para a publicidade de medicamentos e demais produtos. Ainda visando as vendas através do conteúdo, outra dica do marketing farmacêutico é criar uma página para publicar conteúdos sobre produtos e saúde.


O marketing farmacêutico pode ser feito por um profissional para exercer essa função de maneira mais aprofundada, sendo necessário seguir algumas indicações, como identificar as oportunidades que se apresentam a sua farmácia ou drogaria, bem como identificar as ameaças futuras que ela pode enfrentar. Assim, é essencial definir as estratégias de marketing, colocar prazos para executá-las e monitorar seus resultados. Desta forma, o marketing farmacêutico é essencial para as farmácias e drogarias se adequarem ao novo cenário de consumo e ao novo consumidor.

FONTE: Guia da Farmácia

10 visualizações0 comentário