O que são contaminantes alimentares e como evita-los?

Os contaminantes são substâncias potencialmente tóxicas à saúde humana, de natureza inorgânica ou orgânica. Essas substâncias não são adicionadas, intencionalmente nos alimentos. Podem estar presentes em diversas fontes alimentares como resultado da produção, da fabricação, do processamento, da preparação, do tratamento, da embalagem, do transporte ou do armazenamento de alimentos ou ainda serem fruto da contaminação ambiental.  


Contaminantes alimentares podem trazer prejuízos à saúde dos consumidores, dependendo da toxicidade da substância, da quantidade ingerida e das características do indivíduo, como o peso corporal. Uma forma de controlar esses riscos é por meio do estabelecimento de limites máximos tolerados de contaminantes em alimentos. Para isso, é preciso conhecer o nível em que eles ocorrem. Mais de 30 contaminantes foram estabelecidos após estudo de referências regulatórias internacionais


As autoridades sanitárias realizam avaliações de risco para determinar os limites de contaminação aceitáveis para produtos destinados ao consumo humano. A metodologia utilizada é baseada na caracterização do risco, a partir de estudos e dados sobre o potencial tóxico do contaminante e sua exposição alimentar. Essa abordagem permite estimar a probabilidade de ocorrência de um efeito adverso em um indivíduo ou população de modo objetivo. 


A Anvisa vem constantemente exigindo a aplicação das boas práticas de fabricação para indústrias de alimentos, a fim de se prestar pela saúde do consumidor brasileiro. A maneira mais rápida e eficiente de se evitar a contaminação é adotando e seguindo rigorosamente as boas práticas de fabricação para serviços de alimentação, as quais são propostas pela RDC nº 216/2004 da ANVISA. Algumas medidas de higienização estabelecidas incluem a higienização de utensílios, de equipamentos e das instalações, que devem ser realizadas periodicamente por um funcionário experiente.


A adoção das Boas Práticas de Fabricação incluem a garantia constante da qualidade do produto final assim como a manutenção da saúde do consumidor. Valorizar a qualidade dando atenção a padronização das etapas de produção bem como sua higienização, é valorizar o consumidor bem como seu estabelecimento. A FarmAlfenas Jr. executa diversos serviços nesta área de de alimentos como a elaboração tanto do manual de boas práticas de fabricação quanto de POPs que garantem higiene e segurança, tanto dos clientes quanto do funcionários. Contate-nos para mais informações.


Fonte: Anvisa

16 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR