Por que é importante incluir produtos veganos no seu estabelecimento?

O Brasil está cada dia mais vegetariano

Em 2012, segundo o IBOPE, apenas 8% da nossa população se declarava vegetariana. Mais recentemente, uma outra pesquisa feita pelo IBOPE, dessa vez no ano de 2018 mostrou outra realidade.

A pesquisa mostrou que de 8%, o vegetarianismo entre brasileiros cresceu para 14%, e em algumas regiões metropolitanas esse número pode chegar a 16%. Convertendo para números de brasileiros estamos falando em 30 milhões de brasileiros que se declaram adeptos da alimentação sem nenhum tipo de carne.

Alguns cálculos feitos pela Sociedade Vegetariana Brasileira comparando o número de vegetarianos com o número de veganos em outros países traz uma média de 7 milhões de brasileiros veganos. A preocupação está além da comida

O vegano tem outras questões em mente que são tão importantes quanto a alimentação em carne como: roupas, calçados, acessórios, produtos cruelty-free, produtos orgânicos e naturais, preservação do meio ambiente, cuidados com os animais, entre outros. Sustentabilidade é uma opção

Outro ponto importantíssimo quando falamos de veganismo é lembrar da sustentabilidade. Algumas pessoas se esquecem, mas veganismo e sustentabilidade andam lado a lado. Isso abre ainda mais os caminhos e as possibilidades dentro do empreendedorismo vegano.

Veja alguns exemplos:

  • Kits ecológicos;

  • Desperdício de lixo zero;

  • Cosméticos e maquiagens sem produtos químicos e poluentes.


Algumas ideias para o seu estabelecimento:

Caso você seja proprietário de um estabelecimento no ramo alimentício, seguem algumas dicas da empresa júnior NutriRP:

Segunda sem carne: uma excelente opção para se começar aos poucos seria, toda segunda-feira, não oferecer carne no seu cardápio. Isso, logicamente, não necessariamente vai garantir que seu comércio ofereça opções veganas, uma vez que o ovo e o leite ainda podem estar presentes, mas é um excelente meio de começar a explorar esse mercado aos poucos.

Variedade no buffet: algo que frustra muitos veganos ao entrarem em restaurantes/aplicativos de comida é verem que a única opção vegana é salada. Não que isso seja ruim, mas porque não variar com opções rápidas e baratas como por exemplo preparações com proteína de soja? Ou oferecer algum tipo de legumes refogados? É muito importante ressaltar que o simples também funciona.

Fontes: https://www.nutrirp.com.br/post/vantagens-em-se-oferecer-produtos-veganos-no-seu-estabelecimento https://veganbusiness.com.br/empreendedorismo-vegano-6-motivos/


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo