Por que adotar um consultório farmacêutico em sua farmácia?
Desde 2013 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) permite a criação de um consultório farmacêutico nas farmácias, porém o número de estabelecimentos que adotaram essa tendência ainda é muito pequeno. Entretanto, tal atendimento personalizado tem chamado a atenção dos clientes, o que reforça a importância das farmácias de renovarem seus espaços e oferecerem um novo serviço.
Confira a seguir o por quê de se adotar um consultório farmacêutico bem como as vantagens para seu negócio.
Os clientes querem
Segundo levantamento do ICTQ (Instituto de Controle, Tecnologia e Qualidade), 73% dos brasileiros preferem estabelecimento farmacêuticos com consultório. O que demonstra a demanda latente do público por um atendimento mais personalizado e próximo na hora de comprar medicamentos.
Gera mais proximidade e fidelização
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, agora o farmacêutico não está mais limitado ao balcão da farmácia. Ele tem uma área própria de atendimento para conversar com o paciente, tirar dúvidas alem de criar um relacionamento mais próximo com a comunidade.
Essa proximidade gera mais confiança da população nas prescrições farmacêuticas. Além disso, 38% das pessoas acredita que essas consultas podem gerar economia nos gastos médicos.
Combate a automedicação
Uma das atividades do farmacêutico em seu consultório é criar e acompanhar o perfil farmacológico de seus pacientes. Uma medida que torna a prescrição mais assertiva, mas também ajuda a combater a automedicação.
O farmacêutico é capaz de acompanhar a evolução do quadro clínico do paciente, atentar-se a efeitos colaterais e instruir o paciente na utilização correta do medicamento.
Todos esses pontos contribuem para tornar o tratamento mais eficaz e evitar a ingestão de remédios por conta própria, um quadro que está ficando fora de controle.
Agrega outros serviços à farmácia
Com o consultório farmacêutico uma nova gama de serviços é incluída no portfólio das farmácias. Essas unidades passaram a ser consideradas estabelecimentos de saúde e, com isso, outros atendimentos são fornecidos à população.
Entre os procedimentos permitidos dentro da farmácia, estão: orientação sobre medicação e doença; medição de temperatura e pressão arterial; prontuário farmacológico do paciente entre outros.
ter um consultório farmacêutico contribui para atrair mais clientes e movimentar ainda mais o seu ponto farmacêutico. Por isso, contate a FarmAlfenas júnior para saber mais e inclua essa hipótese em sua farmácia.