Produtos que podem ser manipulados sem prescrição médica

As farmácias de manipulação são estabelecimentos que possuem autorização para realizar a manipulação e dispensação de produtos magistrais, preparados sob a responsabilidade de um farmacêutico, seguindo as boas práticas de manipulação. A principal caraterística do produto manipulado seria a preparação personalizada ,ou seja, a individualidade do produto, sendo este destinado a um usuário especifico para atender suas necessidades.


As farmácias de manipulação são preparadas para atender as prescrições das mais diversas especialidades como: dermatologia, cardiologia, odontologia, reumatologia, esportiva, estética, fitoterápica, homeopática entre outras. Normalmente, a manipulação ocorre mediante a uma solicitação do individuo portador da receita prescrita pelo profissional legalmente habilitado. No entanto, existem alguns medicamentos isentos da apresentação da prescrição médica para serem adquiridos, definidos no anexo na RDC nº 138/03 da Anvisa, que seria a Lista de Grupos e Indicações Terapêuticas Especificadas (GITE), com exceção dos administrados por via parenteral. Além disso, a possibilidade de prescrição farmacêutica dessa classe de medicamentos surgiu com a resolução CFF nº 586/13.


Assim, a aquisição de produtos manipulados pode ser realizada mediante a prescrição farmacêutica e a solicitação pelo cliente ou a indicação. Os mais comuns seriam os relaxantes musculares, cicatrizantes, analgésicos, antiacneicos tópicos e adstringentes, antiácidos ,enzimas digestivas ,anti-histamínicos, anti-sépticos ,aminoácidos, vitaminas, minerais, anti-inflamatórios e cosméticos.


FONTE: crfsp,org.br "Produtos que podem ser manipulados sem obrigatoriedade de receita médica"


7 visualizações
Atendimento
Redes Sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
Endereço

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700

Centro – Alfenas/MG

Prédio K - sala 107A

FAJr.

____________________________________________
© 2020 FARMALFENAS JÚNIOR