Produtos que substituem o álcool em gel no combate ao Covid-19
Diante do aumento da procura de produtos à base de álcool, a Anvisa recomendou uma série de saneantes que auxiliam na prevenção da disseminação do novo coronavírus. O objetivo principal seria oferecer produtos como alternativa para substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies e objetos nessa pandemia.
Alguns estudos mostraram que os desinfetantes domésticos comuns, como sabão ou uma solução diluída de alvejante, pode desativar o coronavírus em superfícies, pois o vírus possui uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos. Na maioria dos casos, é necessário um tempo de 5 a 10 minutos de contato para inativar microorganismo, assim não é recomendado a limpeza imediata da superfície após a aplicação do desinfetante.
Recomendações
Os produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para desinfecção são:
hipoclorito de sódio a 0,5%;
alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
iodopovidona (1%);
peróxido de hidrogênio 0,5%;
ácido peracético 0,5%;
quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
compostos fenólicos;
desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.
Água sanitária e alvejantes
A água sanitária e os alvejantes comuns podem ser diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies, contanto que haja o tempo de contato de 10 minutos e seja utilizada imediatamente após seu preparo, pois ela é desativada pela luz. As diluições recomendadas são:
água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária em 1L de água;
alvejante comum: diluir 1 copo (200 ml) de alvejante em 1L de água.
FONTE: Anvisa